Artigo de Agosto

Terceirização de Processos de Negócio - BPO,  uma boa opção para negócio

​​By J.P.Santos

 

Trabalhando com nosso cliente DISYS (www.disys.com.br), nos EUA e no Brasil, e observando os seus serviços na área de Terceirização de Processos de Negócio (Business Process Outsourcing  ou BPO), a minha compreensão a respeito do assunto e o entendimento sobre importância deste serviço para empresas de todos os tamanhos se ampliou. Com essa nova visão, venho aqui esclarecer alguns pontos sobre  BPO e a importância desse modelo de relação interempresarial no novo cenário global.

O que é BPO?

 

Em qualquer negócio, alguns processos não fazem parte do foco principal da empresa, porém são essenciais para o funcionamento do negócio como um todo. Devido à necessidade do aumento de produtividade, as empresas estão cada vez mais preocupadas em manter o foco no negócio da empresa. Isto não é uma tarefa fácil quando se tem um número de processos secundários burocráticos que também são vitais para a empresa. A solução foi terceirizar esses processos, assim nasceu o BPO.

 

BPO é o conceito de alocação de mão de obra e entidades especializadas que executam tarefas específicas dentro da organização, garantindo simultaneamente a qualidade do serviço, aumento da produtividade das funções administrativas e redução de custos. Um BPO de qualidade é muito mais que uma Terceirização de Processos de Negócio, é o fornecimento de soluções “sob medida”, desenvolvidas com um conjunto de especialistas, a partir de uma análise profunda dos processos da empresa, com o objetivo de alavancar direta e indiretamente a produtividade do negócio sem afetar as atividades primárias da empresa. O resultado é a execução de processos de forma mais profissional, ágil e segura, além de tornar informações decisivas mais acessíveis em um fluxo simplificado.

 

 

O mercado BPO a curto prazo

 

O mercado global de BPO deve crescer 5,1% em 2013, segundo projeções recentes da HFS Research.  As áreas Financeiras e Contabilidade, Recursos Humanos e Gestão de Relacionamento com o Cliente  deverão ser as três principais forças motrizes. O tamanho do mercado global para a indústria de BPO deve chegar a 304 bilhões dólares este ano, com serviços específicos da indústria que representam 185 bilhões de dolares do total. Recursos Humanos BPO representará outros $ 42 bilhões de dólares, Gestão de Relacionamento com o Cliente BPO terá um total de 52 bilhoes dólares, e a área financeira e contabilidade BPO poderá chegar a $ 25 bilhões tendo um crescimento de 7,8% anual. Acredita-se que Recursos Humanos BPO terá 5,6% de crescimento anual, e específicos do setor BPO provavelmente chegará a 5% de crescimento anual. Regionalmente, a América do Norte e EMEA (Europa, Oriente Médio e Ásia) continuarão sendo os maiores mercados para os contratos de BPO a nível mundial,  no entanto, o Brasil representa um campo fértil para serviços de terceirização de processos de negócios, uma vez que sua taxa de crescimento anual poderá ultrapassar a média mundial. Segundo as pesquisas Gartner as perspectivas do mercado Brasileiro são fortes a curto prazo.

 

 

Vantagens estratégicas do BPO para o negócio:

 

• Maior competitividade, uma vez que o processo torna-se mais profissional, especializado e ágil.

• Foco no negócio da empresa, deixando os processos secundários do negócio para os especialistas da área.

• Otimização de custos da mão de obra interna, transformando-os em custo variável.

• Crescimento na estrutura do negócio.

• Processos executados com mais eficiência, agilidade e flexibilidade.

 

 

Exemplos de principais segmentos que têm implementado o BPO como ferramenta de crescimento dos negócios:

 

  • Gestão em Recursos Humanos

  • Instituições Financeiras e Contábeis

  • Instituições de Ensino

  • Construtoras

  • Setor Jurídico

  • Setor de Tecnologia da informação

 

Para mim, é claro que as empresas de todos os tamanhos e setores podem se beneficiar com a incorporação de BPO. Empresas experientes, como a DISYS, se reunirão com diretores e funcionários da emrpresa para entender o negócio, explicar claramente os passos, os efeitos de implementação, garantindo que BPO seja a solução adequada para a companhia. A BPO não é uma solução para todas as empresas, mas é certamente uma boa opção para muitas.