Artigo de Fevereiro 2014

Combatendo a corrupção no governo com tecnologia

 

 

 

 

Por Jerome P. Santos. 

 

 

 

 

A corrupção é uma epidemia em muitos governos. Na maioria dos países emergentes, é o principal motivo que os impede efetivamente de "emergirem”. Funcionários públicos usando o dinheiro gerado pelo contribuinte e posições governamentais privilegiadas para ganho pessoal é um fato corriqueiro nesses países. Na América Latina, onde tenho concentrado a maior parte dos meus negócios, vejo que grande parte da população tem ciência dessa realidade, mas tem pouca esperança de que algo mude naturalmente. A corrupção no governo é uma das principais causas do grande  número de  protestos  e manifestações

que se intensificaram em várias regiões do mundo ao longo dos últimos anos. Os avanços significativos e contínuos na área da tecnologia informática poderiam ser o antídoto para essa doença.

 

A tecnologia tem sido alvo de grande crítica nos últimos tempos, especialmente no que se refere à privacidade e segurança. Exemplos como o escândalo de espionagem da NSA e o roubo de informações de clientes da Target e da Neiman Marcus, duas empresas gigantes do varejo americano, ganharam muita atenção na mídia nacional e internacional. Já escrevi sobre este tema em alguns artigos anteriores. Nesse, gostaria de focar nos aspectos positivos da tecnologia e explorar exemplos de como ela pode ser uma força poderosa para o benefício da sociedade e uma solução para ajudar a eliminar a corrupção no governo.

 

A corrupção prospera no "escuro". Ela floresce onde processos burocráticos e obscuros servem para encobrir ações e decisões duvidosas em relação à população. O uso da tecnologia no monitoramento e rastreamento pode servir como luz sobre os processos dentro do governo, criando um ambiente aberto, transparente e acessível para o cidadão. A tecnologia possibilita que, virtualmente, todos os processos e transações governamentais, incluindo a manipulação de documentos, licitações, compras, autorizações, licenças e permissões sejam acompanhados. A tecnologia de rastreamento é um importante instrumento para monitorar os indivíduos responsáveis pelo processamento de documentos oficials desde o momento do protocolo inicial, passando por transferências para outros responsáveis e sua consequente conclusão. Além disso, produtos e materiais podem ser controlados e rastreados através de tecnologias envolvendo chip, códigos QR ou códigos de barra, que ajudam a prevenir desvios.

 

Os avanços em tecnologias de acesso e autenticação "log in", foram significatiovos nos últimos anos o que permitiu a criação de um sistema gateway extremamente eficiente no bloqueio de indivíduos não tenham autorização para o uso de certa operação. Além disso, esses novos sistemas permitem uma identificação precisa da última pessoa a utilizar qualquer documento ou propriedade. Os avanços no campo de armazenamento, gerenciamento e análise de dados permitem que os gastos do governo sejam monitorados desde o momento da autorização da verba, alocação e seu uso efetivo, incluindo auditoria automatizada, análises e mensuração de resultados. Sistemas de pagamento eletrônico móvel, como aplicativos para smartphones e outros dispositivos móveis, podem eliminar qualquer necessidade de dinheiro ou transações de cartão de crédito, fazendo com que as transações financeiras sejam mais seguras e completamente rastreáveis.

 

O exemplo mais visível do potencial do uso da tecnologia no combate à corrupção do governo é o uso de mídia social para a comunicação em massa e consequente mobilização da população em manifestações contra os abusos do governo. A mídia social é uma ferramenta poderosa e, quando manuseada corretamente, permite que o cidadão compartilhe informações que, no passado, poderiam ter sido censuradas ou manipuladas pelos veículos de comunicação tradicionais. A tecnologia audiovisual moderna permite vigilância e o compartilhamento de vídeos em tempo real para um número ilimitado de usuários. Essas novas tecnologias também podem ser uma importante ferramenta aos funcionários públicos honestos que desejam expor a corrupção do governo, mas têm medo de se expor e sofrer consequencias dentro do seu trabalho. Finalmente, temos o excelente exemplo do site www.ipaidabribe.com. O site foi criado na Índia, e é usado exclusivamente para expor situações em que funcionários do governo que exigem proprina dos cidadãos para a execução de serviços públicos. Este site está sendo reproduzido com muito sucesso em diversos países.

 

Na era da tecnologia, esses avanços podem criar um novo ambiente para a gestão, operações e política pública. Elas podem ajudar a construir um ambiente onde todas as ações governamentais sejam executadas com transparência e eficiência. Quando o governo é operado “à luz do dia”, há pouco espaço para abuso e enriquecimento pessoal às custas dos cidadãos. Quando as condições obscuras que beneficiam a corrupção não existirem, funcionários corruptos não mais encontrarão formas ilícitas dentro do sistema em benefício pessoal. Assim, não haverá mais razão para que permaneçam em seus cargos, deixando espaço para novos funcionários que querem dar sua contribuição para uma nova era de política pública sem corrupção